quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tratamento da dor lombar



Uma das principais causas da dor lombar, a lombalgia, é a fraqueza dos músculos: os chamados multífidos (músculos profundos, estabilizadores da coluna) e do transverso abdominal.

Os músculos multífidos apresentam-se atrofiados no primeiro episódio agudo de lombalgia por esforço.

A perda da sustentação do músculo perturba a mobilidade das vértebras e aumenta a tensão mecânica e a incapacidade da região. Assim, os movimentos ficam com menor amplitude e/ou qualidade.



Em pacientes com dor lombar aguda há uma inabilidade na ativação dos multífidos. Essa situação leva à instabilidade segmentar vertebral.

A recuperação dos multífidos não ocorre espontaneamente após a remissão dos sintomas dolorosos e sim com um programa de reabilitação adequado desse músculo.

A alteração da sensibilidade profunda (propriocepção) na coluna vertebral também esta presente nos distúrbios lombares e esse é outro fator que afeta a coordenação muscular  e o equilíbrio fisiológico dos músculos, ou seja, a forma como nos movemos e nos mantemos em uma posição.

Nem sempre há necessariamente lesão. Estruturas ligamentares podem estar sobre tensão aumentada e prolongada.

A dor geralmente é referida na região lombar baixa  e na região sacro-ilíaca. Relacionada diretamente com o posicionamento do paciente. O movimento diminui os sintomas.

Um programa de reabilitação inclui alongamentos e fortalecimentos musculares, treinamento da estabilidade dinâmica e do controle segmentar.
Durante a realização dos exercícios, o terapeuta dirige a atenção do paciente para a posição em que a coluna se encontra e a sensação da contração dos músculos, objetivando a percepção da estabilização da coluna vertebral.
É feito um programa de recondicionamento dos músculos estabilizadores da coluna vertebral promovendo melhora do controle e coordenação produzindo assim qualidade no movimento. 
 
Os músculos utilizados para estabilização segmentar vertebral são basicamente os multifidos e o  transverso  abdominal . A utilização somente do transverso abdominal, dentre os músculos abdominais, é devido imposição de tensão sobre os discos intervertebrais.


Clinical Anatomy and Management of Low Back Pain
Sobotta Atlas Volume 2

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O joelho: Menisco Medial


O Menisco Medial

O Menisco medial é uma cartilagem (tecido elástico e flexível que serve para revestir, proteger, dar forma, sustentação e também para evitar atrito entre os ossos). Tem o formato de meia lua, fica na região interna do joelho.
O resultado de um padrão postural e até de descarga de peso durante a marcha maior sobre esse ponto conforme nós envelhecemos tornam essa estrutura mais suscetível às lesões. Ver a figura demonstrando joelho valgo. Note a pressão sobre região medial.
Golpes laterais também aumentam a pressão sobre o menisco medial.
O menisco medial recebe uma cobertura do tendão do músculo Semimembranoso, está ligado à cápsula articular e ao ligamento colateral tibial.


Vista medial



Ângulo Q aumentado. Joelho Valgo
  Figuras retiradas de Grant´s Atlas of Anatomy.